sexta-feira, 4 de março de 2011

DE SANTA TERESA A PRESIDENTE MÉDICI, UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA

O processo de povoamento do atual município de Presidente Médici deu-se por volta da década de 60. Onde o Sr. Guilherme, bravo caçador saiu na mata, vindo do município de Monção em busca de melhores condições de vida. Na época havia sido iniciado o processo de construção BR 316, então Sr. Guilherme seguiu a trilha aberta.


Quando aqui chegou observou a grande diversidade da fauna e flora e resolveu estabelecer moradia. Posteriormente chegaram mais famílias que contribuíram para o processo de povoamento. O então povoado recebeu o nome de Santa Teresa do Paruá, pelo fato do fundador ser devoto de Santa Teresa do Menino Jesus, hoje padroeira do município e por ficar próximo ao rio Paruá.


Anos mais tarde o povoado já contava com um número razoável de moradores, entretanto, enfrentava o isolamento comercial, pois não havia comercio para compra de produtos como, sal, açúcar, querosene e fósforo, sendo que as cidades mais próximas era Pinheiro e Capanema.


Sabe-se que nessa época o povoado São Joaquim já existia e por ser mais desenvolvido passou a ser uma importante rota comercial, o acesso dava-se pelo Rio Paruá. Em busca de um caminho mais próximo para povoado os moradores abriram caminho dando origem anos mais tarde aos povoados de Ubinzal e Abaixadinho.


Em 1972, com a conclusão da BR 316 em decorrência da inauguração ficou previsto a visita do então presidente da ditadura militar Emílio Garrastazu Médici, aproveitando a situação algumas lideranças locais pensando em obter benefícios – o que não aconteceu – mudaram o nome do lugar para Vila Presidente Médici.


Em 10 de novembro de 1994 através da Lei nº 6133/94 a Vila Presidente Médici se tornou Município de Presidente Médici. Se desmembrando assim do Município de Santa Luzia do Paruá.


De 1960 até hoje, a nossa cidade passou por vários momentos de lutas e vitórias, porém cabe destacar a força de vontade de todos os moradores que transformaram a pequena Presidente Médici, em uma cidade acolhedora, berço de pessoas honestas e trabalhadoras, terra de pessoas esclarecidas que sabe a força de uma cidade unida em busca de prosperidade.

4 comentários:

  1. Legal este blog! Gostei e estou seguindo! E já faz parte dos meus favoritos....kkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. mui bacana mesmo! tirou minhas dúvidas em relação ao nome de nossa cidade! é imprecionante como nóssos primeiros líderes políticos puxava saco tiram o verdadeiro nome de nossa cidade só pelo fato de o presidente ditador desgraçado viera visitar a BR! é muita buxa mesmo!

    ResponderExcluir
  3. parabéns pela postagem!Medicense muito bom mesmo!

    ResponderExcluir